loader image
Comportamento e Desenvolvimento Humano

Como obter resultados efetivos através da formação de pessoas

Cada vez mais, torna-se necessário empresas e organizações investirem no seu ativo mais valioso, seu capital humano. Ao formar competências técnicas e comportamentais de cada indivíduo, estamos capacitando, toda uma estrutura produtiva e alterando resultados.

Por outro lado, em tempos de crise é comum o corte do budget nas verbas destinadas a formação de pessoas. Muitas empresas sem ver outa saída adotam o discurso: “em função da crise não estamos investindo em treinamento”. Mas, independentemente de qualquer crise, é importante que todo e qualquer investimento traga resultados positivos.

Daí a necessidade de garantir que o investimento em treinamentos promova resultados mensuráveis, principalmente em termos de comportamento.

 Ficam 07 dicas para o RH.

1. Faça um diagnóstico detalhado sobre quais comportamentos estão sendo assertivos e quais não – avalie como os diversos comportamentos (todos os níveis hierárquicos) impactam nos resultados.

2. Ouça a equipe durante o diagnóstico – reserve um tempo para ir a campo e entender o que se passa com os comportamentos e as relações interpessoais.

3. Faça uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados do diagnóstico – esse ponto é muito importante e será a base para montar um programa de treinamento assertivo e que atenda as necessidades específicas.

4. Monte o programa – defina os módulos que serão trabalhados com base nos dados levantados.

5. Comunique – conte previamente o que acontecerá e como serão os treinamentos, explique os motivos pelos quais determinados comportamentos precisam e podem ser melhorados, fale também quais são os ganhos que todos terão. As pessoas sentem-se motivadas quando são comunicadas com antecedência.

6. Incentive as pessoas a participarem das formações – não desperdice dinheiro e tempo! Quando montar um programa não obrige os funcionários a participar, ENVOLVA-OS NOS PROCESSOS! Ao adotar a estratégica “da obrigação” ou quando existe “falta ou falha de comunicação” coloca-se em risco o programa e, é muito provável, que as pessoas não aproveitem. Por isso, a importância da comunicação assertiva, onde todos interiorizem que ir aos treinamentos, viabilizará a adoção de novos comportamentos permitindo atingir os objetivos propostos.

7. Estabeleça diálogos pós treinamento – é comum após o treinamento que as pessoas esqueçam do tema em questão e retornem aos velhos hábitos. É importante que líderes e liderados adotem comportamentos que viabilizem a comunicação contínua, seja através de conversas informais e/ou de feedback’s estruturados. No nosso texto Comunicação Oral – Assertiva, apresentamos as atitudes comunicativas, essenciais para estabelecer diálogos com foco nos resultados que todos devem buscar.

Nós, na SMFactory – Successful Minds, temos como único foco, além da Edicação e Saúde Emocional, desenvolver e implementar programas de treinamento voltados para as competências de comunicação corporativa e do comportamento humano. Apostamos numa oferta especializada, fruto de um know-how acumulado de mais de 20 anos. Acreditamos que formação é a base para que empresas e pessoas formem uma sociedade mais consciente, responsável e produtiva.

Uma empresa/organização com boa visibilidade e que aposta nos seus quadros é mais valorizada e mais facilmente consegue captar novos elementos de elevado potencial.

Será um prazer poder apoiar a sua empresa em projetos que retornem o investimento, com novos comportamentos, novas habilidades, novas atitudes, e consequentemente, NOVOS RESULTADOS.

Contate-nos!

SMFactory – Successful Minds Ltda.

 






SMFacotry WhatsApp
Enviar